Cursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentes
Resumen
Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo
geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes
nos cursos de licenciatura em Educação Especial Licenciatura-plena diurno, noturno e EaD da
Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivos específicos: reconhecer as políticas de
Educação Superior que se configuram em contextos emergentes nos cursos de licenciatura;
identificar quais políticas que estão relacionadas aos contextos emergentes nos cursos de Educação
Especial da UFSM; e mapear como estão se configurando as políticas de expansão, diversificação,
inclusão e internacionalização nos respectivos cursos. Metodologicamente, constitui-se uma pesquisa
de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que contou na coleta de dados com o questionário
misto on-line e a análise documental. Os resultados apontam que a configuração e a compreensão
dos contextos emergentes na Educação Superior encaminham para o que são neste cenário e para o
reconhecimento de desafios e novos modos de ser, estar e se organizar as instituições,
especialmente no que diz respeito à busca de novas maneiras de gestão administrativa, financeira e
pedagógica. Assim, conclui-se que os contextos emergentes influenciam nas dinâmicas
organizacionais das instituições e respectivos cursos, bem como no desenvolvimento do trabalho
docente.
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