Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
Abstract
Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por
um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa
Maria-RS. Para alcançar este objetivo, fez-se uma breve reflexão, acerca do paradigma da
inclusão e o contexto escolar neste processo tendo por base a bibliografia consultada.
Também efetuou-se considerações sobre a deficiência múltipla e o Atendimento
Educacional Especializado, assim como o espaço e contexto da escola e o sujeito da
pesquisa. A metodologia utilizada foi a da modalidade de pesquisa qualitativa na qual
utilizou-se como instrumentos de coleta de dados através da observação direta realizada
como diário de registro e por um questionário aplicado aos professores e colegas de Braian
– objeto de estudo deste estudo. Entre os principais resultados pode-se destacar que apesar
das limitações que Braian apresenta, ele é considerado, tanto pelos professores quanto
pelos colegas como um menino inteligente, de raciocínio rápido, otimista, educado, amigo e
que apresenta uma boa interação com todos na escola em que estuda. Portanto, a
educação inclusiva é um movimento social que desafia a escola a aceitar e trabalhar com as
diferenças. Apostar nesses desafios é afirmar e acreditar que existe um caminho para a
efetivação da inclusão escolar. E este caminho faz parte do processo de ensino
aprendizagem e das conquistas de Braian.
Collections
The following license files are associated with this item: