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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorRosa, Márcia Soares Da
dc.date.accessioned2019-08-08T19:30:34Z
dc.date.available2019-08-08T19:30:34Z
dc.date.issued2015-12-10
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17828
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2015por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCegospor
dc.subjectCadeirantespor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectOrientaçãopor
dc.titleAlteridade deficiente e acessibilidade: orientação e mobilidade no campus da UFSM e centro de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema principal a alteridade deficiente e a acessibilidade. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde desenvolveu- se o estudo com cinco sujeitos que frequentam o campus da UFSM e ruas centrais de Santa Maria-RS. A partir de um questionário com dez perguntas procura-se, na elaboração desta pesquisa por meio das narrativas dos participantes, investigar a acessibilidade, orientação e mobilidade de sujeitos cadeirantes e cegos para locomoção em espaços públicos na Universidade Federal de Santa Maria e no centro de Santa Maria. Busca-se um aporte teórico a respeito dos sujeitos da pesquisa, além da legislação que assegura os direitos desses sujeitos quanto a sua acessibilidade. Os dados coletados foram analisados a partir das vivências no cotidiano de dois sujeitos cegos e três cadeirantes. Os resultados revelam que há irregularidades encontradas no campus e na cidade de Santa Maria que dificultam o cotidiano de cegos e cadeirantes nos espaços externos e nas edificações. A maioria dos sujeitos investigados consideram as calçadas e ruas irregulares e desconformes com o que é previsto na legislação sobre acessibilidade para alteridade deficiente. E, declaram como sendo um dos graves problemas de acessibilidade que enfrentam e que afetam a locomoção, mobilidade e orientação da experiência que vivem cotidianamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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