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dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.creatorScremin, Raquel
dc.date.accessioned2016-06-27T00:02:39Z
dc.date.available2016-06-27T00:02:39Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1782
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2015.por
dc.description.abstractMedia literacy goes beyond the use of technology and not just education or communication, but the relationship between both and seeks social transformation. In this context the publisher can take ownership of the media literacy for the creation of educational resources seeking to promote an open education and the emancipation of the subjects involved. This production is an alternative of the professional practice due to demand provided by growth of distance education. So the question that guided this work was: what is the role of the publisher in the production of Open Educational Resources and the possibilities in an educational publishing market? Thus, this study had the defined methodology the case of EduMIX – Editora Aberta, combined with two techniques: a bibliographical research and document analysis for compliance with the proposed objectives. Finally, it was observed that the publisher can contribute to open education, it was noted the importance of collaborative production and the strengthening of authorship and co-authorship in the absence of bureaucracies with the use of the open license.eng
dc.description.abstractLa enseñanza mediatica va además del uso de la tecnología y no se resume sólo en la educación o en la comunicación, pero en la relación entre ambos y busca la transformación social. En este contexto, el editor puede tomar posesión de la enseñanza mediatica para la creación de recursos educativos que buscan promover una educación abierta y la emancipación de los sujetos implicados. Esta producción es una alternativa a la práctica profesional debido a la demanda prevista por el crecimiento de la educación a distancia. Así, la pregunta que guió este trabajo fue: ¿cuál es el papel del editor en la producción de Recursos de Enseñanza Abiertos y las posibilidades en mercado editorial educativa? De esa forma, este estudio tuvo como metodología definida el estudio de caso de la EduMIX – Editora Aberta, combinado con dos técnicas: una búsqueda bibliográfica y el análisis de documentos para el cumplimiento de los objetivos propuestos. Por último, se observó que el editor puede contribuir con la educación abierta, se señaló la importancia de la producción colaborativa y el fortalecimiento de la autoría y coautoría en ausencia de burocracias con el uso de la licencia abierta.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectRecurso educacional abertopor
dc.subjectProdutor editorialpor
dc.subjectEducação abertapor
dc.subjectMedia literacyeng
dc.subjectEditorial producereng
dc.subjectOpen educationeng
dc.subjectEnseñanza mediaticaspa
dc.subjectRecurso de enseñanza abiertospa
dc.subjectProductor editorialspa
dc.subjectEducación abiertaspa
dc.subjectEducational resourceeng
dc.titlePossibilidades para o produtor editorial na educação: estudo de caso da Edumix - Editora Abertapor
dc.title.alternativePossibilities for producer editorial in education: the case of Edumix - Editora Abertaeng
dc.title.alternativePosibilidades para el productor editorial en la educación: estudio de caso de Edumix - Editora Abertaspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoA educomunicação vai além do uso das tecnologias e não se resume na educação ou na comunicação e sim na relação entre ambas e busca a transformação social. Neste contexto o editor pode se apropriar da educomunicação para a criação de recursos educacionais buscando promover uma educação aberta, bem como, a emancipação dos sujeitos envolvidos. Essa produção surge como uma alternativa de atuação profissional devido à demanda proporcionada pelo crescimento da educação à distância. Assim, a indagação que norteou este trabalhou foi: qual é o papel do editor na produção de Recursos Educacionais Abertos e as possibilidades no mercado editorial didático? Dessa forma, esta pesquisa teve como metodologia definida o estudo de caso da EduMIX - Editora Aberta, combinado com duas técnicas: a pesquisa bibliográfica e a análise documental para o cumprimento dos objetivos propostos. Por fim, observou-se que o editor pode contribuir com a educação aberta, percebeu-se a importância da produção colaborativa e o fortalecimento da autoria e coautoria devido à ausência de burocracias com o uso da licença aberta.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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