Possibilidades para o produtor editorial na educação: estudo de caso da Edumix - Editora Aberta
Resumen
A educomunicação vai além do uso das tecnologias e não se resume na educação ou na comunicação e sim na relação entre ambas e busca a transformação social. Neste contexto o editor pode se apropriar da educomunicação para a criação de recursos educacionais buscando promover uma educação aberta, bem como, a emancipação dos sujeitos envolvidos. Essa produção surge como uma alternativa de atuação profissional devido à demanda proporcionada pelo crescimento da educação à distância. Assim, a indagação que norteou este trabalhou foi: qual é o papel do editor na produção de Recursos Educacionais Abertos e as possibilidades no mercado editorial didático? Dessa forma, esta pesquisa teve como metodologia definida o estudo de caso da EduMIX - Editora Aberta, combinado com duas técnicas: a pesquisa bibliográfica e a análise documental para o cumprimento dos objetivos propostos. Por fim, observou-se que o editor pode contribuir com a educação aberta, percebeu-se a importância da produção colaborativa e o fortalecimento da autoria e coautoria devido à ausência de burocracias com o uso da licença aberta.