A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
Abstract
A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão foram sendo criados e esse sujeito passou a ocupar um lugar específico nas escolas e no discurso contemporâneo. Tendo em vista esse cenário e buscando contribuir com a área da Educação Especial no que tange a formação de professores e os alunos com TEA, este estudorefere-se a um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial -Diurno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como baliza a seguinte pergunta: que saberes constituem a prática pedagógica dos professores de Educação Especial que trabalham com alunos com autismo nas escolas regulares? Para tanto, o objetivo deste trabalho é discutir sobre a formação de professores de Educação Especial e o desafio de trabalhar com alunos com TEA na perspectiva da educação inclusiva. Desse modo o presente estudo buscou contribuir com questionamentos sobre o ofício docente, possibilitando a produção de saberes na área da Educação Especial, inspirando profissionais e demais pessoas envolvidas com a temática da formação de professores.
Collections
The following license files are associated with this item: