Politicas públicas de inclusão: práticas em uma escola do municipio de Santa Maria - RS
Resumo
O trabalho de conclusão de curso abordou sobre as políticas públicas de inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão são consideradas nas práticas pedagógicas durante as ações do estágio supervisionado em uma escola municipal do município de Santa Maria- RS. Possui como objetivos específicos: relacionar as práticas do Estágio Supervisionado em déficit cognitivo, no curso de Educação Especial, com as normativas legais que orientam as ações no contexto escolar; e analisar as relações das políticas públicas de inclusão no contexto escolar, considerando os documentos normativos da Escola. Para a realização do trabalho, foram utilizados os estudos de Aranha (2001), Mazzotta (1996), Mendes (1995), entre outros autores. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso fundamentado no teórico Triviños (1987). Conclui-se que por meio do ensino colaborativo, que é um ensino em conjunto, em que o educador da classe comum e o educador especial, trabalham concomitantes, planejando e desenvolvendo estratégias para atender a turma, considerando meios que trabalhe as especificidades e potencialidades dos alunos da classe, para que estimule e incentive o sujeito incluído para que realize todas as atividades junto com sua turma, foi possível analisar algumass experiências positivas, sobre a inclusão que de fato aconteceu, pois, além de possuir acesso para os deficientes físico, há preocupação quanto ao aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais, que são atendidos na sala de recursos multifuncionais e realizado as mediações tanto na sala de recursos, quanto na sala comum. Um dos pontos frágeis que se observou foi de que a educadora especial atende apenas no turno da manhã, tendo que retirar alguns alunos da sala de aula, fazendo com que percam conteúdos estudados em sala de aula.
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