A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
Resumen
A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da Libras ainda é precário. Este estudo tem como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser- única escola de surdos do interior do estado do RS. Como instrumento de pesquisa, este estudo investe na Entrevista realizada a 4 (quatro) professores ouvintes atuantes na Instituição. Problematiza-se, por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, qual a reação/ atitude do professor ouvinte quando é encaminhado à escola de surdos para ministrar aulas, isto é, quando não tem domínio da língua de contato e de comunicação dos futuros alunos? Objetiva- se investigar as reações e atitudes do professor que tem aluno surdo em sala de aula e verificar a abordagem metodológica que esses utilizam para expor os conteúdos aos estudantes surdos. Para referenciar o trabalho faz-se uso da revisão de literatura sobre a “comunicação oral” para surdos, explicando posteriormente a Comunicação Total, o Bilinguismo (Português Escrito e Língua Brasileira de Sinais), e a relação que as crianças surdas têm com ambas as línguas em sua estrutura/ organização. Como principal resultado das entrevistas, estabeleceu-se a aprendizagem constante da Libras por parte dos professores ouvintes no convívio com os alunos surdos, ressaltando a importância da coexistência com essa comunidade para a efetiva aprendizado da Libras. Conclui-se que, embora tenham se passado mais de 10(dez) anos desde a obrigatoriedade da disciplina de Libras nas licenciaturas, seu uso é extremamente precário, geralmente com a oferta de uma única disciplina durante o curso. O que comprova que a interação e comunicação com o aluno surdo ficam prejudicadas, não proporcionando ao futuro docente uma aprendizagem e fluência na língua de sinais, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos, principalmente visuais, para que possa ocorrer a comunicação entre professor/ aluno e entre aluno/ conteúdo.
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