Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial
Resumen
Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional especializado. Duas questões nortearam a discussão proposta, sendo, quais os motivos para os professores de educação especial incluírem os alunos com transtornos específicos da aprendizagem no atendimento educacional especializado e para além da legislação que não considera os alunos com transtornos específicos da aprendizagem público-alvo da Educação Especial e do atendimento educacional especializado, há outras razões para o não atendimento destes alunos. Para a realização deste trabalho, foram abordados referenciais teóricos pertinentes ao assunto dos transtornos específicos da aprendizagem e da legislação brasileira referente a educação especial. O estudo foi realizado com seis professoras de educação especial da rede municipal e estadual de Santa Maria-RS que atuam no atendimento educacional especializado. Portanto, com o intuito de responder da melhor forma possível as questões de investigação e os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo e para a coleta de dados, realizada no segundo semestre de 2017, considerou-se a entrevista semiestruturada como ferramenta mais adequada para obter as informações necessárias. A partir do estudo proposto conclui-se que a prática docente dos profissionais da educação especial em contexto escolar revela que alunos com transtornos específicos da aprendizagem necessitam de um apoio especializado e não há leis nacionais que garantam este direito, originando uma polêmica em como resolver esta situação para que todos os alunos sejam de fato atendidos nas escolas inclusivas.
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