Organização e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas de Santa Maria/RS
Resumo
O seguinte trabalho originou-se com a participação no Grupo de Estudos e Pesquisa denominado
Observatório Santa-Mariense de Educação Especial, o qual desenvolveu pesquisas no âmbito do
Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), coordenado nacionalmente pela professora
doutora Enicéia Gonçalves Mendes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desta forma,
este Trabalho de Conclusão de Curso busca conhecer a organização e o funcionamento das salas de
recursos multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com deficiências,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação a fim de analisar os
serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecido nas Salas de Recursos Multifuncionais
no contexto das escolas da educação básica das Redes Municipal e Estadual de Ensino do município
de Santa Maria/RS. Assim, essa pesquisa trás, também, um estudo referente as políticas públicas
que permeiam a Educação Especial com foco no Atendimento Educacional Especializado e nas Salas
de Recursos Multifuncionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, tendo como
instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas adaptadas do ONEESP. As entrevistas
foram realizadas com três professores de Sala de Recursos Multifuncionais que oferecem o
Atendimento Educacional Especializado em duas escolas das redes públicas de ensino. Realizar esta
pesquisa foi de extrema relevância para a minha formação como educadora especial, pois conhecer
um dos espaços no qual poderei exercer minha docência implica em compreender a grande
diversidade que é o contexto escolar. A partir das entrevistas e análises, foi possível perceber o
quanto as docentes de ambas as redes de ensino, têm se deparado com as mesmas dificuldades e
estão buscando que o seu papel enquanto docentes de Sala Recursos Multifuncionais se efetive no
espaço escolar.