Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
Abstract
Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a
relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas
onde esses atendimentos são realizados. Nas escolas, pouco encontramos o discurso sobre a
formação dos profissionais que atendem esses sujeitos. Com o intuito de problematizar a dúvida mais
pertinente durante os meus 4 anos de graduação, a qual está representada no título escolhido, esse
trabalho traz análises a partir de entrevistas realizadas com Educadores Especiais e professores
atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais e no AEE, com o intuito de apresentar a realidade
vivida em determinadas escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS. Com isso, problematizo sobre
a importância da formação desses profissionais, uma vez que são neles as maiores apostas dentro da
escola quanto ao desenvolvimento da criança que necessita de mediações específicas para o seu
crescimento cognitivo, social, etc. Para isso, utilizou-se referencias que embasaram toda a discussão
sobre a temática desse trabalho. Pude observar com os relatórios que além da preocupação com a
formação continuada, a formação inicial dos professores pode vir influenciar no seu modo de
desenvolver seus atendimentos.