“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola
Resumen
O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena
em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com
o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do Transtorno de Espectro
Autista e seu impacto diante da família e da escola. O Pequeno Príncipe de autoria de
Antonie de Saint-Exupéry, contribui nas reflexões iniciais de alguns capítulos, sendo
ele reflexo dos pensamentos e questionamentos da infância e do efeito de nos
tornarmos adultos, do papel que assumimos em cada etapa. A pesquisa objetivou
conhecer os possíveis efeitos do diagnóstico do autismo na saúde e na educação e
sua relação com a resiliência familiar. Para isso utilizou-se o método qualitativo na
perspectiva de um ensaio teórico. As contribuições teóricas de Oliveira e Poletto
(2015), Tezzari (2009), Piccinini (2003), entre outros, serviram como apoio para a
produção analítica. Conclui-se que o impacto do diagnóstico de Transtorno do
Espectro Autista gera diversos sentimentos nos familiares e educadores, tais como
impotência, angústia e despreparo. A resiliência é de suma importância no processo
de enfrentamento, descoberta e superação do diagnóstico, não sendo um processo
estático, mas envolve o engajamento de todos. No espaço escolar é evidente a
necessidade de formação de professores para que a criança com TEA tenha acesso
ao conhecimento, com possibilidades de participação plena, além da intervenção do
serviço da educação especial.
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