Mídia propagável na crise governamental brasileira de 2015: o uso dos imemes na comunicação em rede
Resumo
Internamente à “sociedade em rede” (Castells, 1999), a “auto comunicação de massa” (Castells, 2010) segue configurando os fluxos de comunicação. Esses fluxos são complexos e envolvem tanto relações da cultura empresarial midiática quanto da cultura participativa. Na relação em rede que essas relações baseiam-se, a “mídia propagável” (Jenkins, 2014) busca adaptar-se e sobreviver num ambiente informativo e culturalmente saturado. Através de práticas conhecidas como memes de internet, ou imemes (Vélez, 2012), usuários de redes sociais buscam informar-se, opinar e divertir-se com a política através de um novo gênero midiático. Esse trabalho apresenta apontamentos sobre o funcionamento do processo pelo qual essas mensagens são formadas e aponta para compreensões holísticas do objeto proposto, como a sua compreensão de grupo de conteúdo da mídia propagável que apresentam percepções e construções políticas coletivas e independentes.