Os novos caminhos para o desenvolvimento do educando: uma análise do Projeto de Aceleração no município de Restinga Seca - RS
Resumen
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o projeto de Aceleração de
Atividade que está acontecendo em três escolas da Rede Municipal de Ensino, no
Município de Restinga Seca, onde a trajetória escolar dos alunos relacionados no
projeto foi acompanhada por meio da análise documental e alguns resultados serão
mostrados na seqüência do estudo. Após um levantamento de dados junto às
escolas envolvidas, pode-se realizar uma nova proposta de ensino-aprendizagem
que englobe um olhar mais humanizador, uma visão positiva das possibilidades e
crescimento do aluno e um currículo diferenciado capaz de superar o problema da
não aprendizagem. Resgatar a auto-estima do aluno, a confiança em si e no outro e,
acreditar na sua capacidade de aprender, o que irá mobilizar e favorecer o processo.
Considerar a realidade e as características próprias do aluno e favorecer a
construção de um currículo diferenciado através de práticas pedagógicas que
valorizem a articulação entre a vida cotidiana do aluno e o conteúdo escolar e
valorizar a expressão, a comunicação, o diálogo, a autonomia, a interação grupal e a
avaliação permanente como formas de ampliar o desenvolvimento cognitivo, social e
cultural do mesmo. Como o presente projeto ainda está em andamento, verificou-se
inicialmente que os professores têm pontuado atitudes positivas aos alunos
participantes das classes de aceleração, considerando-os mais participativos,
questionadores e críticos. Sendo assim, para a continuidade do sucesso do projeto,
deve-se permanecer o acompanhamento sistemático pela equipe técnica da escola
e da secretaria de educação.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: