Utilização de práticas alternativas da filosofia de vida Seicho-No-Ie voltadas para ações de educação ambiental
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Data
2012-01-27Autor
Venturini, Estefania Bertoldo
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A crise ambiental estabelecida requer uma educação transformadora e com esse ideal têm-se
as propostas da Educação Ambiental na qual se encontram exigências como o
autoconhecimento e o aprimoramento das percepções. Diante dessa questão, esta monografia
resgata aspectos filosóficos da Educação Física que relacionados as necessidades
educacionais atuais supõe-se contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das
percepções. Como ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos voltados a transformação
do pensamento moderno, apresentam-se algumas práticas alternativas trazidas pelos
ensinamentos educacionais da Seicho-No-Ie, uma filosofia de vida prática com aspecto
religioso que visa desenvolver o ser humano em harmonia com a natureza divina. A carência
de trabalhos reflexivos que abordem o homem como um ser uno, nas dimensões física,
espiritual e psíquica, na disciplina de Educação Física, justifica a elaboração dessa
monografia que teve como objetivo principal construir bases metodológicas para auxiliar os
profissionais dessa área a contribuírem significativamente com as ações de Educação
Ambiental. Como objetivo secundário, através de uma perspectiva mais holística de
percepção pretendeu-se inovar as relações entre a Educação Física e as áreas naturais do
conhecimento, enfatizando os aspectos educacionais dessa disciplina. Através da filosofia de
vida Seicho-No-Ie, surgem novas perspectivas de trabalho e visando a transformação da
percepção individual para o aprimoramento da percepção holística do mundo e em busca dos
ideais de paz, propõem-se algumas práticas para ações de Educação Ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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