Acessibilidade arquitetônica e instrumental em escolas e aulas de Educação Física
Abstract
Promover a inclusão está diretamente ligada a proporcionar condições de
acessibilidade para as pessoas com deficiência. Assim, a acessibilidade e a
eliminação de barreiras arquitetônicas são essenciais e fundamentais para favorecer
a inclusão dos alunos com deficiência em todos os espaços da escola, inclusive e
principalmente nos ambientes de prática das aulas de Educação Física. O presente
estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade arquitetônica e instrumental das
escolas nos espaços destinados as aulas de Educação Física. Foram definidas 4
escolas pertencentes à rede municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do
Sul. Como instrumento de coletas de dados, para verificar a acessibilidade foi
utilizado o Protocolo para Avaliação de Acessibilidade baseado em Corrêa (2010) e
para verificar os materiais da educação física, foi utilizado um Formulário dos
Espaços e Materiais da Educação Física baseado em Afonso e Munster (2008).
Como resultados, as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica de
acordo com o protocolo utilizado, sendo que estas não obtiveram como adequados
todos os itens considerados. Em relação a acessibilidade instrumental, os materiais
específicos da Educação Física, eram em pouca quantidade de cada. Materiais
adaptados e específicos para pessoas com deficiência nenhuma delas possuíam.
Portanto, verificou-se que as escolas não apresentaram acessibilidade arquitetônica
e instrumental de forma integral. Para isso, há necessidade de mudanças, é
importante que as escolas repensem o espaço escolar e que promovam ações e
consigam transformar a escola em um ambiente acessível para todas as pessoas.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: