Benefícios da implantação de um Departamento de Tecnologia da Informação no município de Santana do Livramento
Resumen
O objetivo é mostrar os problemas enfrentados pelos órgãos Municipais que não
possuem sistemas de informação próprios e dependem de empresas privadas de
Tecnologia da Informação (TI). A falta de customizações dos sistemas, o alto custo
das implantações, altas mensalidades, gastos com a comunicação e a falta de
acesso aos códigos fontes e base de dados impossibilitam dar continuidade aos
sistemas de terceirizados. Neste estudo realizou-se uma análise de quais seriam os
benefícios de implantar um Departamento de Tecnologia de Informação (DTI)
Municipal, e estes seriam em ser proprietário da inteligência do negócio (códigos e
informação), em poder dar continuidade aos processos (sistemas) e ter um
departamento pensante para os diversos aspectos que estão relacionados à gestão
municipal. A pesquisa foi do tipo qualitativa e enquanto aos fins, exploratória. A
população foi constituída pelos principais órgãos municipais, e um DTI de sucesso
em Indaiatuba-SP que indicou seus benefícios. Concluiu-se que uma grande falha
pertence ao desconhecimento, por parte da gestão administrativa, do quanto a TI é
importante e poderá auxiliar a gestão pública nas tomadas de decisão, e por isso
deixam de investir nessa área, o que acaba sendo terceirizada e atendendo apenas
a parte operacional. Este trabalho visa proporcionar informação aos gestores
públicos que ser proprietário da inteligência do negócio dará continuidade ao
desenvolvimento de sistemas e mais segurança aos dados, já que não estará em
mãos de terceiros e permitirá a eficácia em tomadas de decisões gerenciais.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [343]