Fazendo a diferença.histórias de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: tecendo a vida em (trans)formação: o diário de bordo em escrituras de si e do outro
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2016-06-14Metadatos
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A tese aqui elaborada, é o resultado de uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa desenvolvida em relações de aprendizagens, de 2013 a 2015. Por se tratar de uma pesquisa com o método (auto)biográfico, seu tempo iniciou-se muito antes disso e ainda não terminou. Envolveu, como território de pesquisa o PNAIC desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, nos polos de Santa Maria (2013), Santa Rosa (2014) e Caxias do Sul, 2015, nos Grupos de Trabalho (GTs) com os quais acompanhei como Formadora. São estudos sobre a formação de professores alfabetizadores e as (trans)formações das suas práticas pedagógicas criadoras de possibilidades de que todas as crianças aprendam. Em que tempo/movimento se ensina e se aprende? Como as políticas públicas são capazes de potencializar-se e transgredir as barreiras tradicionais e as mesmices do fazer pedagógico, ao romper com a simples perpetuação dos estudos coletivos de um discurso posto? A formação de professores perpassa pela construção da ambiência formadora da cultura da professoralidade. (HUSSERL – 1859-1938; ORTEGA, 1999; BOFF, 2001; BRANDÃO, 2002; TONUCCI, 2003) Ao causar o estranhamento, permite a construção de novos princípios pautados na prática e teorizados em ambiência (FREIRE, 1981, 1997, 1998; OLIVEIRA, 2009; ABRAHÃO, 2004, 2010; CERTEAU, 2012; BARCELOS, 2014). As práticas pedagógicas se modificam na medida em que a pessoa se (trans)forma. Uma formação precisa ser (trans)formadora, não pode ser igual as já formatadas e gravadas na memória do fazer, nos discursos do cotidiano. Para fazer diferente, também precisamos saber diferente, descobrindo uma fenomenologia da educação construtora da cultura da professoralidade. Esta Tese é o resultado da busca pela diferença (trans)formadora, através da (auto)biografia em memórias protagonistas da ambiência envolvente da (trans)formação pedagógica capaz de alfabetizar nossas crianças na idade certa.
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