Contribuições para um modelo de universidade verde: competências e comportamentos para a sustentabilidade
Resumo
As universidades, um tipo complexo de organização, são continuamente exigidas a
contribuir para a discussão da sustentabilidade, principalmente por se tratar de um ambiente
educativo e não simplesmente produtivo, como as indústrias e outros setores. Essas
instituições têm a possibilidade de incentivar a transformação da sociedade para um
desenvolvimento mais sustentável, através de uma reorientação dos sistemas de ensino e
estruturas e da ampliação do foco das práticas curriculares e de ensino existentes para
novas configurações que alcancem o contexto formal, não formal e informal, bem como o
local de trabalho, a educação para adultos e a conscientização pública (UNESCO, 2014). O
período estabelecido como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
(2005-2014) possibilitou muitos avanços na área, mas ainda são necessárias mudanças nos
currículos, nas práticas de ensino e nas pesquisas realizadas. Diante desse cenário,
algumas instituições já perceberam o potencial do campus como um laboratório para a
prática de iniciativas para a sustentabilidade, criando um ethos sustentável. O campus no
qual existe a preocupação com o impacto das operações, com a redução de consumos e
com a propagação de valores sustentáveis para sociedade configura o que se pretende
chamar de Universidade Verde ou campus Verde. Alinhado a esses conceitos, este estudo
buscou investigar as influências do ambiente nas capacidades da comunidade acadêmica.
Teve por objetivo geral compreender a contribuição de um modelo de Universidade Verde
para as competências e para os comportamentos da comunidade acadêmica (alunos,
docentes e técnicos) em prol da sustentabilidade. E, para esse fim, realizou um estudo de
caso na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, valendo-se de métodos e
técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados qualitativos caracterizam o que se propõe
chamar de Universidade Verde ou Sustentável, dando ênfase ao Sistema de Gestão
Ambiental da Instituição e a Sustentabilidade Aplicada nas diferentes Escolas. Os resultados
quantitativos exploram um levantamento realizado com a comunidade acadêmica, valendose
de uma amostra de 1054 questionários. Entre os achados estão descritos o conjunto de
competências genéricas para a sustentabilidade e os comportamentos ecológicos
apresentados pela comunidade acadêmica. São analisadas, ainda, as relações entre os
comportamentos ecológicos, competências para a sustentabilidade e contribuições de
variáveis ambientais. Por fim, são apresentados três modelos significativos que explicam a
contribuição da universidade para os comportamentos, a contribuição da universidade para
as competências e a percepção de universidade Verde.
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