A autonomia do professor de ensino fundamental séries finais em relação a seus alunos
Resumo
O estudo consiste numa reflexão sobre o andamento da educação no município de
Victor Graeff, tendo como principal enfoque o ensino fundamental séries finais e o
que pensam os educadores sobre a clientela e o apoio recebido da Secretaria
Municipal da Educação, órgão responsável pelo suporte técnico e pedagógico,
oferecido às escolas, para professores, alunos e pais da rede municipal de ensino.
Nesta pesquisa destaca-se a interdisciplinaridade, um fator de extrema importância
para o trabalho pedagógico das escolas, procura-se também mostrar a importância
dada pelo município sobre o tema. Portanto a investigação tem o objetivo de apontar
dúvidas que norteiam os professores quanto a sua autonomia em sala de aula, com
base nos valores e limites impostos pela sociedade e escola, no que diz respeito ao
seu fazer pedagógico. Para uma melhor análise do estudo, utilizou-se fontes
bibliográficas, questionários e análise de documentos como o regimento escolar. O
estudo concluiu que há falhas no setor do ensino e de aprendizagem no meio
escolar, isto é, tanto professores erram ao impor o seu poder perante seus alunos
como também os alunos erram ao desafiarem os professores em sala de aula,
tomando atitudes grosseiras e constrangedoras. Assim, na sala de aula deve haver
um ambiente de companheirismo e de troca entre educador e educando para que o
ensino se torne prazeroso e útil e a aprendizagem aconteça. Para essa relação fluir
no ambiente escolar é necessário a participação da gestão escolar, pois acredita-se
que através do apoio, do trabalho em equipe e do incentivo a formação os gestores
contribuem significativamente para a autonomia do professor.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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