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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorVinadé, Juliana Barrios
dc.date.accessioned2019-08-26T15:06:27Z
dc.date.available2019-08-26T15:06:27Z
dc.date.issued2011-03-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18020
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectArte-educação ambientalpor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.titleArte-educação: as possibilidades a partir das ações de Frans Krajcberg como instrumento da prática da educação ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho visa sugerir uma prática de educação ambiental capaz de resgatar e reconsiderar o sujeito em sua capacidade criativa e sensível, através da vivência de experiências sistematizadas de caráter social, cultural e político. Propõe uma análise das ideologias que orientam a ação de desenvolvimento do homem e seu potencial criativo, através de uma educação ambiental que promova e se constitua como um processo de transformação da sociedade, desencadeado pela consciência crítica e de ações concretas, a fim de viabilizar o desenvolvimento da sensibilização, da percepção estética para a preservação do meio ambiente, através de uma reflexão sobre posturas e idéias que mostrem a questão sócio-ambiental, pode e deve ser vista e trabalhada com a arte como instrumento que provoca comoção, emoção, o inesperado e a surpresa ao despertar o reconhecimento do indivíduo, de nossas atitudes e de nosso meio. Trata-se não só da articulação Arte/ Educação Ambiental/ Educação Não-Formal, mas também da relação destes entre sujeito, sociedade e cultura. A fruição do sensível apresenta-se aqui como valor da cultura contemporânea, que tem como característica exigir, conhecer, ver e sentir os objetos que lhes são apresentados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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