Arte-educação: as possibilidades a partir das ações de Frans Krajcberg como instrumento da prática da educação ambiental
Resumen
Este trabalho visa sugerir uma prática de educação ambiental capaz
de resgatar e reconsiderar o sujeito em sua capacidade criativa e sensível,
através da vivência de experiências sistematizadas de caráter social, cultural e
político. Propõe uma análise das ideologias que orientam a ação de
desenvolvimento do homem e seu potencial criativo, através de uma educação
ambiental que promova e se constitua como um processo de transformação da
sociedade, desencadeado pela consciência crítica e de ações concretas, a fim
de viabilizar o desenvolvimento da sensibilização, da percepção estética para a
preservação do meio ambiente, através de uma reflexão sobre posturas e idéias
que mostrem a questão sócio-ambiental, pode e deve ser vista e trabalhada com
a arte como instrumento que provoca comoção, emoção, o inesperado e a
surpresa ao despertar o reconhecimento do indivíduo, de nossas atitudes e de
nosso meio. Trata-se não só da articulação Arte/ Educação Ambiental/
Educação Não-Formal, mas também da relação destes entre sujeito, sociedade
e cultura. A fruição do sensível apresenta-se aqui como valor da cultura
contemporânea, que tem como característica exigir, conhecer, ver e sentir os
objetos que lhes são apresentados.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
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