Equações estruturais aplicadas a satisfação dos alunos: um estudo comparativo entre uma IES publica e uma IES privada
Abstract
A qualidade dos serviços e a satisfação dos discentes são fundamentais para as Instituições de
Ensino Superior IES que buscam sobreviver no mercado. A qualidade do curso de graduação,
o envolvimento e a satisfação dos acadêmicos, são fatores que determinam o perfil e o
desempenho dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho. Devido a isso, o
objetivo desta pesquisa é avaliar os fatores que determinam a Satisfação Geral dos alunos de
Ciências Contábeis de dois Cursos (Federal versus Particular) fazendo uma análise
comparativa dos resultados. Para a fundamentação teórica foram desenvolvidos os construtos
Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor,
Demandas do Curso e Organização do Curso, com base nas pesquisas de Paswan e Young
(2002). A partir da teoria de satisfação, foi definida a variável Satisfação Geral. Para verificar
se os construtos analisados poderiam explicar a satisfação geral do acadêmico, foi
desenvolvido um modelo integrado com oito hipóteses. Os procedimentos metodológicos
indicam que o estudo valeu-se do método de pesquisa multicasos, de natureza descritiva com
corte transversal. Foram pesquisados alunos de dois Cursos de Ciências Contábeis da região
central do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que um na Universidade Federal
(Universidade Federal de Santa Maria-UFSM) e o outro no Centro Universitário Particular
(Centro Universitário Franciscano-UNIFRA). A escolha das referidas IES, deveu-se pela
proximidade geográfica e estrutura da grade curricular apresentar pontos convergentes.
Considerou-se como população de pesquisa todos os alunos matriculados nos Curso de
Ciências Contábeis das duas IES no segundo semestre letivo de 2007, totalizando 328
acadêmicos da UFSM e 316 da UNIFRA. Na apresentação dos resultados, a primeira etapa da
construção do modelo de equações estruturais é a validação dos construtos. A validação
individual dos construtos foi realizada pela Análise Fatorial Confirmatória. Para a base da
UFSM todos os construtos, com exceção do Demanda do Curso, atingiram índices de ajustes
adequados e Alpha de Crombach acima de 0,60, portanto, foram validados. Para a base da
UNIFRA todos os construtos atingiram níveis adequados de ajustes e foram validados. Em
seguida, procurou-se avaliar as hipóteses propostas no modelo. Empregou-se a estratégia de
aprimoramento do modelo. Os critérios para a realização dos ajustes foram sucessivamente:
retirar os coeficientes de regressão não significativos e estabelecer correlações entre os erros
das variáveis.
Collections
The following license files are associated with this item: