A participação da gestão escolar na dinâmica da biblioteca para formação do leitor do ensino infantil ao fundamental
Resumo
Esse estudo apresenta a importância da participação efetiva do gestor para o êxito da
implantação das Bibliotecas nas Escolas Municipais de Fortaleza, como também evidencia a
sua característica de líder enquanto dinamizador e integrador dos processos formativos da
escola, na busca da consecução dos objetivos educacionais. Em busca de respostas a
questionamentos a respeito das ações do gestor e a formação do leitor através de atividades
desenvolvidas na biblioteca, fez-se uma pesquisa de campo com a metodologia “estudo de
caso”. Nessa pesquisa foi analisado todo processo de funcionamento da biblioteca X, como
também as suas dificuldades. Para chegar à importância da biblioteca na escola, procurou-se
históricos desde o desenvolvimento da escrita até os primeiros formatos achados de
bibliotecas na antiguidade, como também sobre as bibliotecas no período colonial no Brasil,
surgidas a partir da vinda dos religiosos (os Jesuítas). As bibliotecas escolares ao longo das
décadas tiveram um conceito distorcido a seu respeito, uma visão errônea, que só com ações
de implantação de bibliotecas escolares e incentivo à leitura provenientes do Ministério da
Educação, esse quadro tem sido revertido, e graças à conscientização e capacitação de
gestores para que esses ambientes educativos funcionem com os seus devidos propósitos. O
trabalho está dividido em três capítulos tratando respectivamente de: revisão de literatura
(Breve histórico da escrita até a biblioteca escolar; ações do Ministério da Educação; o perfil
do profissional que trabalha na biblioteca escolar; a prática da leitura nas séries iniciais até o
ensino fundamental; concepções do gestor enquanto líder e animador do processo educativo).
A partir da análise dos dados constatou-se que ainda há uma falta de entrosamento entre
professores de sala de aula com o professor da biblioteca, vê-se a necessidade de ações por
parte dos gestores para que haja o envolvimento de todos no intuito de alcançarem os
objetivos educacionais. Esta monografia encerra-se com sugestões de novas pesquisas e
possibilidades de avanço na temática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: