dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Ventura, Elizabeth Maciel | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T15:05:50Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T15:05:50Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18040 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study shows the importance of active participation of the manager to the successful
deployment of Libraries in Fortaleza Municipal Schools, but also shows its characteristic of
leader as a facilitator and integrator of the formation processes of the school in pursuing the
achievement of educational goals. In seeking answers to questions about the manager's
actions and training of the reader through developed activities in the library, it was made a
field research with the methodology of the "case study". In this survey was analyzed every
process running at the library researched, as also its difficulties. To get to the importance of
library in school, it was searched in historical records since the development of writing up the
exemples of library in antiquity, but also about the libraries in the colonial period in Brazil,
arising from the arrival of the religious missions (The Jesuits). The schools libraries over the
decades have had a distorted concept about them selves, a mistaken view, that only with
actions of deployment of school libraries and reading incentives from the Ministry of
Education, this picture have been reversed, thanks to awareness and capacitations of managers
for these educational environments operates with their own purposes. The work is divided
into three chapters dealing respectively of: a literature review (A brief history of writing until
the school library, the actions of the Ministry of Education; the profile of the professional that
works at the school library, the practicing of reading in the early grades until the basic
education; conceptions about the manager as a leader and animator of the educational
process); from the analysis of the data it was observed that there is still a lack of integration
between classroom teachers and the teacher of the library, there is necessity for actions by the
managers to involve everyone in order to achieve the educational objectives. This monograph
concludes with suggestions for further research and possibilities for a breakthrough in the
issue. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Biblioteca | por |
dc.subject | Formação de leitores | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Library | eng |
dc.subject | Readers formation | eng |
dc.title | A participação da gestão escolar na dinâmica da biblioteca para formação do leitor do ensino infantil ao fundamental | por |
dc.title.alternative | The participation of school management in dynamics of library for the formation of the reader of the early grades until elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse estudo apresenta a importância da participação efetiva do gestor para o êxito da
implantação das Bibliotecas nas Escolas Municipais de Fortaleza, como também evidencia a
sua característica de líder enquanto dinamizador e integrador dos processos formativos da
escola, na busca da consecução dos objetivos educacionais. Em busca de respostas a
questionamentos a respeito das ações do gestor e a formação do leitor através de atividades
desenvolvidas na biblioteca, fez-se uma pesquisa de campo com a metodologia “estudo de
caso”. Nessa pesquisa foi analisado todo processo de funcionamento da biblioteca X, como
também as suas dificuldades. Para chegar à importância da biblioteca na escola, procurou-se
históricos desde o desenvolvimento da escrita até os primeiros formatos achados de
bibliotecas na antiguidade, como também sobre as bibliotecas no período colonial no Brasil,
surgidas a partir da vinda dos religiosos (os Jesuítas). As bibliotecas escolares ao longo das
décadas tiveram um conceito distorcido a seu respeito, uma visão errônea, que só com ações
de implantação de bibliotecas escolares e incentivo à leitura provenientes do Ministério da
Educação, esse quadro tem sido revertido, e graças à conscientização e capacitação de
gestores para que esses ambientes educativos funcionem com os seus devidos propósitos. O
trabalho está dividido em três capítulos tratando respectivamente de: revisão de literatura
(Breve histórico da escrita até a biblioteca escolar; ações do Ministério da Educação; o perfil
do profissional que trabalha na biblioteca escolar; a prática da leitura nas séries iniciais até o
ensino fundamental; concepções do gestor enquanto líder e animador do processo educativo).
A partir da análise dos dados constatou-se que ainda há uma falta de entrosamento entre
professores de sala de aula com o professor da biblioteca, vê-se a necessidade de ações por
parte dos gestores para que haja o envolvimento de todos no intuito de alcançarem os
objetivos educacionais. Esta monografia encerra-se com sugestões de novas pesquisas e
possibilidades de avanço na temática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |