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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorVentura, Elizabeth Maciel
dc.date.accessioned2019-08-27T15:05:50Z
dc.date.available2019-08-27T15:05:50Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18040
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study shows the importance of active participation of the manager to the successful deployment of Libraries in Fortaleza Municipal Schools, but also shows its characteristic of leader as a facilitator and integrator of the formation processes of the school in pursuing the achievement of educational goals. In seeking answers to questions about the manager's actions and training of the reader through developed activities in the library, it was made a field research with the methodology of the "case study". In this survey was analyzed every process running at the library researched, as also its difficulties. To get to the importance of library in school, it was searched in historical records since the development of writing up the exemples of library in antiquity, but also about the libraries in the colonial period in Brazil, arising from the arrival of the religious missions (The Jesuits). The schools libraries over the decades have had a distorted concept about them selves, a mistaken view, that only with actions of deployment of school libraries and reading incentives from the Ministry of Education, this picture have been reversed, thanks to awareness and capacitations of managers for these educational environments operates with their own purposes. The work is divided into three chapters dealing respectively of: a literature review (A brief history of writing until the school library, the actions of the Ministry of Education; the profile of the professional that works at the school library, the practicing of reading in the early grades until the basic education; conceptions about the manager as a leader and animator of the educational process); from the analysis of the data it was observed that there is still a lack of integration between classroom teachers and the teacher of the library, there is necessity for actions by the managers to involve everyone in order to achieve the educational objectives. This monograph concludes with suggestions for further research and possibilities for a breakthrough in the issue.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectBibliotecapor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectLibraryeng
dc.subjectReaders formationeng
dc.titleA participação da gestão escolar na dinâmica da biblioteca para formação do leitor do ensino infantil ao fundamentalpor
dc.title.alternativeThe participation of school management in dynamics of library for the formation of the reader of the early grades until elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse estudo apresenta a importância da participação efetiva do gestor para o êxito da implantação das Bibliotecas nas Escolas Municipais de Fortaleza, como também evidencia a sua característica de líder enquanto dinamizador e integrador dos processos formativos da escola, na busca da consecução dos objetivos educacionais. Em busca de respostas a questionamentos a respeito das ações do gestor e a formação do leitor através de atividades desenvolvidas na biblioteca, fez-se uma pesquisa de campo com a metodologia “estudo de caso”. Nessa pesquisa foi analisado todo processo de funcionamento da biblioteca X, como também as suas dificuldades. Para chegar à importância da biblioteca na escola, procurou-se históricos desde o desenvolvimento da escrita até os primeiros formatos achados de bibliotecas na antiguidade, como também sobre as bibliotecas no período colonial no Brasil, surgidas a partir da vinda dos religiosos (os Jesuítas). As bibliotecas escolares ao longo das décadas tiveram um conceito distorcido a seu respeito, uma visão errônea, que só com ações de implantação de bibliotecas escolares e incentivo à leitura provenientes do Ministério da Educação, esse quadro tem sido revertido, e graças à conscientização e capacitação de gestores para que esses ambientes educativos funcionem com os seus devidos propósitos. O trabalho está dividido em três capítulos tratando respectivamente de: revisão de literatura (Breve histórico da escrita até a biblioteca escolar; ações do Ministério da Educação; o perfil do profissional que trabalha na biblioteca escolar; a prática da leitura nas séries iniciais até o ensino fundamental; concepções do gestor enquanto líder e animador do processo educativo). A partir da análise dos dados constatou-se que ainda há uma falta de entrosamento entre professores de sala de aula com o professor da biblioteca, vê-se a necessidade de ações por parte dos gestores para que haja o envolvimento de todos no intuito de alcançarem os objetivos educacionais. Esta monografia encerra-se com sugestões de novas pesquisas e possibilidades de avanço na temática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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