A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância
Resumen
O presente artigo aborda a tutoria na Educação a Distância (EaD),
sobretudo no que se refere ao trabalho desenvolvido por tutores a distância. Relata
um estudo cujo objetivo foi compreender o papel do tutor a distância no contexto da
EaD, onde, especificamente buscou-se: identificar os pressupostos que sustentam a
prática de tutoria a distância e conhecer as ações desenvolvidas pelos tutores a
distância. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um
estudo de caso, desenvolvida a partir de um questionário respondido por quatro
tutores a distância do Curso de Especialização a Distância em Gestão Educacional
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os dados foram analisados de
acordo com a técnica de análise de conteúdo. A partir do estudo, confirmou-se que o
tutor a distância é imprescindível na EaD e que seu papel reside na mediação
pedagógica, contribuindo para minimizar distâncias e possibilitar que os estudantes
tornem-se sujeitos ativos no processo de construção e reconstrução de
conhecimentos.