Diagnóstico da gestão documental no Instituto Federal Farroupilha: proposta de criação de um departamento geral de arquivos
Resumen
O presente trabalho faz parte de estudos arquivísticos, e tem por objetivo realizar o
diagnóstico da gestão documental do Instituto Federal Farroupilha, IFF, com a
finalidade de averiguar a necessidade de propor a criação de um departamento geral
de arquivos na Instituição. A análise do referencial teórico demonstra a importância
da adoção de políticas públicas arquivísticas e de atentar para a gestão de
documentos em qualquer tipo de instituição. A pesquisa bibliográfica, associada à
observação no local de pesquisa, deu origem à formulação de um questionário, que
foi aplicado aos gestores como parte da metodologia usada no desenvolvimento do
trabalho. Como resultado foi constatado que os documentos produzidos pelo
Instituto Federal Farroupilha estão sob supervisão da chefia imediata de cada setor
ou departamento, não havendo normatização ou quaisquer outros sistemas de
arquivos. Através da aplicação do questionário ficou evidente que os gestores
compreendem a necessidade da proposta de criação do departamento geral de
arquivos, devido à normatização da legislação arquivística que é inerente aos órgãos
públicos federais. Além disto, justifica-se a criação do referido departamento em
virtude da economia, racionalização de recursos e qualidade nos serviços prestados
a partir da implementação das atividades arquivísticas na Instituição. O valor da
informação existente no arquivo (valor histórico, probatório e de conhecimento)
também faz parte da justificativa. A proposta de criação do departamento geral de
arquivos sinaliza valorizar o profissional arquivista, pois somente com formação
adequada os trabalhos arquivísticos poderão ser desenvolvidos de uma forma
eficiente e eficaz no Instituto Federal Farroupilha.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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