A informática como apoio no ensino da arte para o aluno com deficiência mental
Abstract
A arte é um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, sendo um dos
meios que permite a comunicação entre indivíduos, possibilitando a compreensão do
mundo das culturas e o nosso, em particular. A concepção histórico-cultural de
aprendizagem associa a incorporação das tecnologias na prática pedagógica como
instrumentos mediadores no aprendizado. Com esse entendimento e acreditando que o
ensino da Arte como suporte dos sistemas computacionais, por gerarem novas formas
de acesso as informações e de produzir conhecimento, motiva o aluno a conhecer e
estudar arte, realizamos um estudo de caso, no contexto de uma Escola Especial.
Observamos um aluno com deficiência mental, apresentando déficit na aprendizagem,
em ambiente informatizado. Analisando os dados coletados percebemos que o aluno
associa o uso do computador com o processo de aprendizagem, com o conhecimento.
A arte está sendo vista como conhecimento, como algo que pode ser aprendido, por um
bom número de alunos. Como algo que tem que ser entendido, fruído, decodificado.
Collections
The following license files are associated with this item: