Professores de Educação Física e inclusão: estratégias e procedimentos de ensino utilizados nas aulas
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as estratégias e os procedimentos de ensino utilizados nas
aulas de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo caracterizou-se
como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro (4)
professoras de Educação Física de três (3) Escolas Municipais da região leste de uma cidade do
interior do RS. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista
semi-estruturada, baseada em Gil (2010). Os resultados indicaram que as professoras
compreendem as estratégias de ensino como formas, meios/recursos e metodologias, e que as
estratégias utilizadas nas aulas para a inclusão de alunos com deficiência foram: motivação na
tarefa, inserção de novos métodos e atividades. Em relação aos procedimentos de ensino, as
professoras compreendem como formas, métodos, recursos e materiais, e que o diálogo com os
alunos, motivação, adaptação de atividades e recursos resultam nos procedimentos de ensino
adotados nas aulas. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite evidenciar que, as
professoras destacaram a importância de utilizar de estratégias e procedimentos de ensino nas
aulas de Educação Física e que estes contribuem para a inclusão de alunos com deficiência,
favorecendo a aprendizagem e participação efetiva nas aulas. Com isso, utilizar de estratégias
e procedimentos de ensino possibilitam a equiparação de oportunidades para todos os alunos,
com e sem deficiência, visando estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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