Efeito agudo de uma sessão de treinamento físico com uso do Nintendo Wii® sobre aspectos psicológicos e cardiovasculares de adultos jovens, adultos e idosos
Abstract
Introdução: o exercício físico vem sendo tema de inúmeros assuntos relacionados à saúde devido à comprovação de seus benefícios para diversos indivíduos de diferentes faixas etárias. Obter tais benefícios é de extrema importância para que se tenha uma vida com autonomia, bem estar e envelhecimento saudável. Entre as opções de exercícios físicos surge a realidade virtual que viabiliza a interação do usuário com o jogo através de situações similares a realidade. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito de uma sessão de exercícios físicos com o Nintendo Wii Fit® sobre os aspectos psicológicos e cardiovasculares de adultos jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Metodologia: os sujeitos realizaram uma sessão de exercícios através do console Wii, com duração de 43 minutos, composta por jogos aeróbicos, de força e de equilíbrio. Foram avaliados o estado de humor, o afeto, o divertimento, a percepção subjetiva de esforço, a pressão arterial, a frequência cardíaca e o duplo produto dos participantes. Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados; a estatística descritiva para a caracterização das variáveis; o teste t pareado para verificar a diferença entre médias e análise das variáveis psicológicas; e Anova One-way com Post Hoc de Bonferroni para a comparação intra e intergrupos. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: durante a sessão de exercícios os indivíduos se mantiveram em um alto grau de ativação, com sensação positiva e as respostas cardiovasculares se mantiveram significativamente acima dos valores de repouso. Ao final da sessão se obteve alto grau de divertimento e melhora do perfil de humor dos participantes após a realização da sessão comparada ao momento pré-sessão. Conclusão: a sessão de treinamento físico com realidade virtual promoveu alterações cardiovasculares agudas significativamente superiores ao período de repouso, gerou efeitos positivos no humor e afeto dos participantes e proporcionou alto grau de divertimento aos jovens, adultos e idosos.
Collections
The following license files are associated with this item: