A participação da família no contexto de uma escola rural
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Data
2018-11-30Autor
Pereira, Aécio Pilatos Pedroso
Metadata
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Este trabalho buscou analisar a participação das famílias em uma escola rural do interior do Município de Cachoeira do Sul. Para realizar a pesquisa utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas abertas. Colaboraram com o estudo 22 participantes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários e equipe diretiva da escola). O estudo indicou consenso entre os participantes quanto à importância da presença das famílias na vida escolar dos estudantes. Apesar disso, as finalidades a que atribuem esta importância assumem diferentes abordagens considerando a visão das famílias, gestores, professores e funcionários. A investigação na escola analisada identificou que há participação das famílias, no entanto, é mais expressiva nas festividades. A percepção da importância da participação das famílias no processo de aprendizagem dos estudantes parece ainda ser uma visão mais presente nos profissionais da educação do que nas famílias. Desta forma conclui-se que para uma superação da participação “simbolica” da comunidade escolar, o fomento á gestão democrática se faz nescessário, mobilizando espaços e tempos de promoção de diálogo, com vistas ao envolvimentode todos na construção dos projetos educacionais assumidos com responsabilidade pelo coletivo escolar, na tentativa de garantir uma melhor qualidade de ensino aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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