Limites e possibilidades entre gestão escolar e democracia: uma escola do campo em análise
Abstract
Este estudo versa sobre gestão escolar e democracia em uma escola do campo. Para tanto, o
objetivo do mesmo foi compreender e caracterizar como se constitui a gestão escolar no
contexto pesquisado, assim como os limites e possibilidades desta gestão na construção de
uma educação democrática. Trata-se de uma investigação qualitativa, cujos caminhos teóricometodológicos
foram constituídos pela análise documental e pela realização de quatro
entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar. Os principais referenciais
que embasaram a construção deste trabalho são: Freire (1995, 1978), Campos et al. (2015),
Caldart (2012), Libâneo (2006) e Wood (2003). O tratamento dos achados da pesquisa teve
como referência a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Triviños (1987). A
partir da problematização dos conceitos de gestão escolar, democracia e educação do campo,
foi possível evidenciar que gestão escolar e democracia, no seu sentido pleno, ainda trilham
caminhos diferentes. Ora se aproximam e ora se distanciam, contudo, as pequenas ações
produzidas no cotidiano foram analisadas e reconhecidas como importantes na construção de
estratégias para o enfrentamento e superação da centralização do poder, assim como de
enfrentamento das dificuldades decorrentes da falta de autonomia e participação efetiva da
comunidade escolar, situações essas que contribuem para a manutenção das lacunas existentes
entre gestão escolar e democracia, propiciadas, também, por um histórico político e social
que, durante décadas, não privilegiou a ação democrática na escola, tampouco na sociedade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: