As práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação frente à abordagem da temática ambiental na educação de jovens e adultos
Abstract
O presente artigo mostra os resultados em relação ao uso das mídias na educação,
em especial, a internet, como ferramenta de apoio à construção de conhecimentos
sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste trabalho
de investigação teórico-prático, buscou-se analisar através de um estudo de caso,
quais práticas no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas
no trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA da Escola Estadual
de Ensino Fundamental João Belém em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Para
tanto, foi realizada uma revisão de literatura a cerca da temática de investigação para
embasar as análises desenvolvidas sobre as experiências educacionais levantadas.
São também apresentadas neste espaço, práticas possíveis com o uso destas ferramentas
no apoio ao trabalho pedagógico relacionado à temática ambiental na EJA.
Observou-se que, a cada temática relacionada às questões ambientais trabalhadas há
uma ou duas mídias que são mais utilizadas no trabalho pedagógico. Diante dessa
análise, constatou-se que a mídia impressa e a mídia vídeo seguidas da internet são
mais utilizadas pelos professores pesquisados. A principal conclusão deste trabalho,
diz respeito à relevância da dinamização das práticas sobre a temática ambiental através
do uso das mídias para a construção da conscientização e da importância do
meio ambiente para a preservação e continuidade da vida no planeta.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: