Educação Física e o uso das TICs para ensinar xadrez no ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-29Autor
Fantoni, Rejane Marisa Muller
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo é o resultado de uma investigação realizada a partir da produção e utilização de Materiais Didáticos Digitais nas aulas de Educação Física com o objetivo de verificar, na prática educacional, o potencial desses materiais no processo ensino aprendizagem dos conteúdos teóricos de Educação Física. O material didático produzido foi implantado em turmas de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental. Os jogos e as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança. Eles são essenciais na formação do caráter, auxiliam a integração social e na organização do pensamento, desenvolvem o raciocínio rápido e aumentam a auto-estima dos alunos. O jogo precisa ser aplicado na escola como fins pedagógicos, auxiliando no processo pedagógico e na aprendizagem das crianças, pois permitem um desenvolvimento integral das crianças. Especificamente, o jogo de xadrez exercita o raciocínio lógico, a concentração, o pensamento analítico, a autonomia, o planejamento e a tomada de decisões. Também é considerado um excelente suporte pedagógico o qual se relaciona com diversas disciplinas como Matemáticas, Artes e Geografia. A proposta foi inserir o Material Didático Digital como um processo de ensino aprendizagem, a fim de preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exijam raciocínio rápido.