dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Stona, Claudia Mara | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T12:12:44Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T12:12:44Z | |
dc.date.issued | 2011-11-05 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18275 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work presented the contribution of e-Groups for the colaborative production in net, in the discipline of Mathematics, with pupils of the nineth year in the Escola Estadual Mário Deluy ,in São Sepé –RS. This study it was developed because one perceived that , in the referred school, the internet was not had acess for activities of school research between the pupils. Because this, had been created groups of discussion mediated for E-Groups around the same topic reffering the discipline of Mathematics. The research had as purpose the improvement of the teach-learning by means of the interaction between teacher-pupil and pupils-pupils , and the integration of the computer conected in the internet in school space. On the basics of the methodological conception of educatinal inquiry-action, was possible to observe that the lists of quarrels, in the enviroment educational potentiated the pedagogical process, since they had provided beneficts for the involves ones, for example, the development of colaboratives attitudes that had made possible the reorganization and enlargement of knowing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Disciplina de matemática | por |
dc.subject | E-groups | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Discipline of mathematics | eng |
dc.title | Uma proposta de produção colaborativa mediada pelos e-groups para a disciplina de matemática do 9º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresentou a contribuição dos e-groups para a produção colaborativa em rede, na disciplina de Matemática, com alunos do 9º ano na Escola Estadual Mário Deluy em São Sepé - RS. Este estudo foi desenvolvido porque se percebeu que, na referida escola, a internet não era acessada para atividades de pesquisa escolar entre os alunos. Devido a isso, foram criados grupos de discussões mediados pelos e-groups em torno de um mesmo assunto referente à disciplina de Matemática. A pesquisa teve como objetivo o aprimoramento do ensino-aprendizagem por meio da interação entre professor-aluno e alunos-alunos, e da integração do computador conectado na internet no espaço escolar. Com base na concepção metodológica de investigação-ação educacional, foi possível observar que as listas de discussões, no meio educacional, potencializaram o processo pedagógico, visto que proporcionaram benefícios para os envolvidos, como por exemplo, o desenvolvimento de atitudes colaborativas que viabilizaram a reorganização e ampliação do saber. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |