Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchaf, Frederico Menine
dc.creatorSantos, Rose Mariza Pedroso dos
dc.date.accessioned2019-09-19T13:14:13Z
dc.date.available2019-09-19T13:14:13Z
dc.date.issued2011-11-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18281
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article reports a pedagogical experiment conducted with students of the 5th year of the Elementary School Pantano Grande/RS using educational media present in the school, computers and the Tabuada 2 software, in a playful manner, to enrich the learning of multiplication, reinforcing the concepts of this mathematical operation. Traditional and playful lessons were considered during the classes. The results were collected informally and organized into chapters. The investigations were conducted during the year 2011, in the cited in school, through observations and activities. The investigations will remain in two periods weekly during this year. The employed methodology is the applied research, aimed at qualitative learning, using fundamental theory as a basis. This approach reinforces the use of Information and Communication Technologies in the enrichment of mathematics (multiplication). As conclusions, therefore, is that the exchange of experiences and socialization are crucial in the construction of knowledge, and also that classes that integrate the educational room (using the existing media in school), as simple or common as it is, makes the difference in the lives of the digital student and also in the pursuit of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos tecnológicos aplicados à educaçãopor
dc.subjectMétodo lúdico com mídias educacionaispor
dc.subjectAprendizagem da multiplicaçãopor
dc.titleMídias educacionais enriquecendo de forma lúdica a aprendizagem da multiplicação na disciplina de matemáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata uma experiência pedagógica realizada com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande/RS ao utilizar as mídias educacionais existentes no espaço escolar, computador e o software Tabuada 2, de maneira lúdica, para enriquecer o aprendizado da multiplicação, reforçando os conceitos desta operação matemática. Foram consideradas as aulas em sala de aula e aulas usando as mídias. Os dados foram coletados e organizados em capítulos. As investigações ocorreram durante o ano de 2011, na escola citada, através de observações e atividades realizadas e ainda continuarão acontecendo em dois períodos semanais até o final deste ano. A metodologia abordada é a da pesquisa aplicada, visando aprendizagem qualitativa, utilizando como base a teoria fundamentada. Essa metodologia reforça o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação no enriquecimento do ensino-aprendizagem de matemática (multiplicação). Concluiu-se, portanto, que a troca de experiências e a socialização são fundamentais na construção do conhecimento. Ainda que as aulas em uma sala educacional integrando as mídias existentes na escola, por mais simples ou comuns que sejam, fazem a diferença na vida do aluno digital e na busca do saber.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.