Mídias educacionais enriquecendo de forma lúdica a aprendizagem da multiplicação na disciplina de matemática
Abstract
Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada com os alunos do 5º ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande/RS ao utilizar as mídias educacionais existentes
no espaço escolar, computador e o software Tabuada 2, de maneira lúdica, para enriquecer o
aprendizado da multiplicação, reforçando os conceitos desta operação matemática. Foram
consideradas as aulas em sala de aula e aulas usando as mídias. Os dados foram coletados e
organizados em capítulos. As investigações ocorreram durante o ano de 2011, na escola citada,
através de observações e atividades realizadas e ainda continuarão acontecendo em dois períodos
semanais até o final deste ano. A metodologia abordada é a da pesquisa aplicada, visando
aprendizagem qualitativa, utilizando como base a teoria fundamentada. Essa metodologia reforça o
uso das Tecnologias da Comunicação e Informação no enriquecimento do ensino-aprendizagem de
matemática (multiplicação). Concluiu-se, portanto, que a troca de experiências e a socialização são
fundamentais na construção do conhecimento. Ainda que as aulas em uma sala educacional
integrando as mídias existentes na escola, por mais simples ou comuns que sejam, fazem a diferença
na vida do aluno digital e na busca do saber.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: