Mídias educacionais enriquecendo de forma lúdica a aprendizagem da multiplicação na disciplina de matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2011-11-01Autor
Santos, Rose Mariza Pedroso dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada com os alunos do 5º ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande/RS ao utilizar as mídias educacionais existentes
no espaço escolar, computador e o software Tabuada 2, de maneira lúdica, para enriquecer o
aprendizado da multiplicação, reforçando os conceitos desta operação matemática. Foram
consideradas as aulas em sala de aula e aulas usando as mídias. Os dados foram coletados e
organizados em capítulos. As investigações ocorreram durante o ano de 2011, na escola citada,
através de observações e atividades realizadas e ainda continuarão acontecendo em dois períodos
semanais até o final deste ano. A metodologia abordada é a da pesquisa aplicada, visando
aprendizagem qualitativa, utilizando como base a teoria fundamentada. Essa metodologia reforça o
uso das Tecnologias da Comunicação e Informação no enriquecimento do ensino-aprendizagem de
matemática (multiplicação). Concluiu-se, portanto, que a troca de experiências e a socialização são
fundamentais na construção do conhecimento. Ainda que as aulas em uma sala educacional
integrando as mídias existentes na escola, por mais simples ou comuns que sejam, fazem a diferença
na vida do aluno digital e na busca do saber.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: