Sociologia da educação
Resumo
A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, a exemplo de família, empresa de fins econômicos, escola, prisão, etc. Será objetivo da disciplina abordar o modo como a educação é investigada e teorizada pela sociologia, tomando-se como base inicial para a discussão as elaborações teóricas de Émile Durkheim, um dos primeiros a procurar individualizar a sociologia como ciência. Sua obra é particularmente favorável à discussão da educação desde um ponto de vista sociológico porque esse autor dedicou-se em sua carreira acadêmica a muitas pesquisas, cursos e palestras sobre o caráter e o papel social dos processos educativos das novas gerações. As unidades da disciplina abordarão o caráter da sociologia e seu método, a diferenciação de ideologia e ciência, as relações de sociedade e educação, as relações de Estado e educação, a diferença que Durkheim estabelece entre educação, ciência da educação e pedagogia, o possível papel da sociologia e da sociologia da educação na modificação das relações de poder na sociedade (sociologia e reforma moral) e uma concepção sociológica de verdade, desenvolvida em debate com o pragmatismo.
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