Contribuição dos jogos para a alfabetização do segundo ano do ensino fundamental
Resumo
Este estudo teve por finalidade auxiliar, através da produção de jogos, no processo de alfabetização dos educandos do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental A do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do sul. O ato de brincar é intrínseco ao ser humano, sendo que, através do lúdico, a aprendizagem tornou-se prazerosa e muito mais atraente. Além disso, a escola proporcionou meios para os educandos perceberem a interação entre o lúdico e a aprendizagem. A utilização de jogos educativos é uma alternativa para melhorar a qualidade do ensinar, apoiado pelo computador. Atentando que, em tempos modernos, a informática tem contribuído significativamente para este brincar através dos jogos. A partir deste trabalho, à luz de autores como Piaget, Vygotsky, Benjamin e Lara, elaborou-se jogos, utilizando o programa Hot Potatoes, para potencializar o processo da alfabetização. Os jogos são de múltipla escolha e palavras cruzadas, e os educandos tiveram que descobrir o nome de gravuras de frutas, assunto que já estava sendo desenvolvido em sala de aula. Para encontrá-las, eles demonstraram conhecimento do significado de várias palavras. O trabalho contribuiu para uma alfabetização mais significativa.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: