Interação mediada por computador nos blogs
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a Interação Mediada por computador e apresentar as potencialidades que a ferramenta Blog – ferramenta à aprendizagem colaborativa – oportuniza a educação. Além disso, serão apontadas as estratégias que devem ser adotadas para se conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes nas postagens num blog para a construção do conhecimento. Como também sobre a interação mediada por computador nos blogs, a diferenciação deste como recurso ou estratégia pedagógica. A análise sobre essa interação e a utilização e potencialidades que a ferramenta oferece a educação. Consoante pesquisa bibliográfica de diferentes autores que explicitam e analisam apresentando as possíveis potencialidades do Blog na educação. Assim, este trabalho demonstra a importância dos professores trabalharem com blogs no contexto escolar, pois aumenta a cada dia a utilização desta ferramenta nos ambientes escolares. Consequentemente o blog auxilia o processo da aprendizagem, pois há cooperação, interação, e também elaboração de projetos educacionais que colaboram para a reflexão crítica, o diálogo, a autoria e co-autoria, produção textual, a interpretação e re-interpretação, pesquisa, projeto de criação dentre outros. Os blogs têm despertando o interesse de alunos e professores, pois percebem através da utilização dos mesmos, outra forma de aprender e construir conhecimentos. Por isso discutir sobre a Interação Mediada por Computador nos Blogs no processo de ensino e aprendizagem é indispensável, pois a Internet já está presente no cotidiano dos nossos alunos.