Cinema Queer no cinema brasileiro: a representação dos homossexuais em Tatuagem e Hoje eu quero voltar sozinho
Resumo
Este trabalho analisa a representação dos homossexuais no cinema brasileiro contemporâneo através da perspectiva do Cinema Queer. O foco da análise foi nos filmes Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda, e Hoje eu quero voltar sozinho (2014), de Daniel Ribeiro, ambos realizados em território nacional. O aporte teórico da pesquisa é construído com os Estudos Culturais e as principais teorias de representação, identidade, gênero e sexualidade, através de autores como Katherine Woodward, Stuart Hall, Michel Foucault e Judith Butler. A análise ocorre através do método de análise cultural midiática, utilizando o circuito proposto por Johnson (1999) aliado à análise textual na esfera de interpretação da narrativa cinematográfica. O discurso dos filmes foram analisados pela visão da Teoria Queer, que procura desconstruir os padrões heteronormativos da sociedade. Desse modo, eles foram submetidos a uma comparação através de categorias pré-estabelecidas para determinar o quanto eles se aproximam da proposta do Cinema Queer de renegar esses padrões normativos ou se eles os reforçam na cultura brasileira pelo cinema nacional. A partir da análise percebemos que existem duas vertentes de representação dos homossexuais no cinema brasileiro, uma que se adequa às normas e regras da sociedade e outra que procura desconstruir esses padrões, caracterizando-se como Queer.