Uso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do meio rural - Passa Sete - RS
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo refletir acerca das Tecnologias da Informação e da
Comunicação Aplicadas na Educação e como essas podem ser usadas com os alunos de maneira
que as mesmas possam trazer oportunidades de inclusão e aprendizagens. A pesquisa foi
realizada com alunos de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvano Luiz da
Silva, do município de Passa Sete. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica que procurou
entender a escola como um cenário de inclusão digital, como se dá a utilização da Internet para
fins educacionais e o papel do professor como facilitador da inclusão digital. A revisão norteou a
elaboração de um questionário que buscou entender melhor como se dá a relação dos alunos
com acesso as tecnologias oferecidas pela escola e como as mesmas podem contribuir para a
aprendizagem. A pesquisa revelou que, mesmo a escola esteja atuando como cenário de inclusão
e os alunos utilizando os computadores no dia-a-dia no laboratório de informática ainda é
necessário que sejam incluídos digitalmente por meio da internet que ainda não é disponibilizada
aos mesmos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: