Personagens vitrines: moda e identidade propagadas telenovelas
Visualizar/ Abrir
Data
2015-12-17Autor
Fogliarini, Maria Cláudia Burin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa relaciona a mídia televisiva e a moda percebendo as personagens de telenovelas como vitrines, onde os telespectadores passam a querer se assemelhar a essas personagens. O estudo busca compreender de que forma se dá a representação das personagens vitrines nas telenovelas, a partir de análises de contextos onde estão inseridas, de quais são seus perfis e também se as questões de caráter e contexto social influenciam neste ―boom‖ que é moda. Os resultados foram analisados com base na análise cultural, combinada com as análises de conteúdo e textual voltadas para meios televisuais que fazem parte da indústria do entretenimento, sendo possível traçar características mais condizentes com as telenovelas e, deste modo, perceber que as personagens vitrines podem reforçar ou exterminar determinados estereótipos, que acessórios aliados a personalidades fortes resultam em retorno positivo por parte do público feminino contribuindo com o consumo, reforçando o materialismo cultural e arquitetando novas identidades.