Filosofia da educação
View/ Open
Date
2018Author
Medeiros, Liziany Muller
Viero, Janisse
Spanavello, Caroline Silveira
Camillo, Cíntia Moralles
Metadata
Show full item recordAbstract
Este material tem como finalidade subsidiar teoricamente a disciplina de Filosofia da Educação, compreendendo que a mesma é uma área da Filosofia que tem como objetivo fazer uma ampla reflexão em relação às práticas educacionais e às teorias pedagógicas ou o pensamento pedagógico do ensino formal, isto é, o ensino sistematizado dentro da escola ou dos espaços voltados para o ensino. Portanto, os principais objetos de estudo dessa área da Filosofia são: as práticas educacionais e as teorias pedagógicas. Essa área de estudo procura organizar as ideias sobre aprendizagem e debater como o potencial dos alunos pode ser ampliado e impulsionado. Também está dentro do âmbito desse saber filosófico discutir o papel dos educadores em sala de aula, na escola e na sociedade. Na Unidade 1, pretendemos demonstrar como se dá a articulação entre a Filosofia e a Educação, desde a origem do pensamento racional e a preocupação com o conhecimento na Grécia antiga até os dias atuais. Além disso, abordaremos a influência e as contribuições das principais correntes filosóficas para a elaboração das principais teorias do conhecimento e suas implicações nos processos educacionais. Na Unidade 2, estudaremos a Filosofia Moderna e Contemporânea e sua relação com a Educação. Devemos lembrar que o ensino da Filosofia objetiva a reflexão crítica sobre a realidade que nos cerca, desenvolvendo consciências críticas e reflexivas para uma atuação autônoma nestes contextos. No caso da Filosofia da Educação, as reflexões giram em torno dos processos e sistemas educativos como um todo, buscando a compreensão de métodos didáticos e os diversos temas que envolvem o ato de educar. Na Unidade 3, você vai perceber a importância de compreendermos as diferentes tendências pedagógicas utilizadas no processo de ensino aprendizagem que influenciam as situações concretas em sala de aula e a relação professor-aluno. Ainda nesta Unidade de ensino, estabeleceremos, de forma sintetizada, relações, comparações e confrontações entre elas. Na Unidade 4, faremos algumas reflexões em torno da ciência e da crise de paradigmas, além de tratarmos da formação do educador no contexto da contemporaneidade. Nesta Unidade, também propomos uma reflexão sobre a importância do educador se adaptar e ter uma formação continuada perante a tantas mudanças de paradigmas ao longo dos séculos.
Collections
- Ebooks (Livros) [325]
The following license files are associated with this item: