Metodologia do ensino de ciências naturais
Resumen
Esta disciplina tem como objetivos “analisar e discutir materiais didáticos; elaborar, implementar, avaliar e redimensionar propostas didático-pedagógicas das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, tramando a especificidade da Educação Especial nesse contexto escolar. Constitui-se como uma disciplina obrigatória no Núcleo Didático-Pedagógico do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 75 horas, sendo 60 horas teóricas e 15 horas práticas. A disciplina estrutura-se a partir das seguintes unidades didáticas: Unidade 1 – Conhecimento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências; Unidade 2 – Abordagens Metodológicas (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); Unidade 3 – Correntes Epistemológicas; Unidade 4 – Ensino de Ciências Naturais e Educação Especial; Unidade 5 – Correntes Atuais na Pesquisa sobre o Ensino de Ciências Naturais; Unidade 6 – História do Ensino de Ciências Naturais. Contudo, pela proximidade dos conteúdos de algumas dessas unidades didáticas, este caderno didático organiza-se através da união das Unidades 1 e 6, da inversão cronológica da Unidade 3 e da Unidade 2, e da união das Unidades 4 e 5, totalizando quatro unidades didáticas para estudo. No intuito de obter desempenho satisfatório nesta disciplina, recomendo o estudo deste caderno didático, bem como a participação com seus pares e com o/a docente nas discussões no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle.
Colecciones
- Ebooks (Livros) [313]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: