Gestão na escola de educação infantil e trabalho das professoras: concepções e possíveis ressignificações
Abstract
Nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos da interlocução são seis
professoras de uma escola municipal de Educação Infantil, localizada na região
central do Rio Grande do Sul. Por meio de questionário, objetivou-se conhecer e
mapear entendimentos que as professoras possuem sobre seu trabalho na escola,
para analisar e relacionar estes entendimentos com as possíveis ressignificações da
gestão na escola de Educação Infantil. A partir do contexto das políticas
educacionais, caracterizou-se a gestão democrática na escola pública como espaço
e tempo para elucidar as condições e as exigências para construção de projetos
pedagógicos individuais e coletivos. As origens da institucionalização da infância e
suas relações com a profissionalização feminina são referências para desvelar e
problematizar os novos elementos que surgiram com as narrativas das professoras,
quais sejam: crianças, famílias, trabalho coletivo e equipe gestora. Destaca-se que a
maioria das professoras tem sua jornada de trabalho igual ou superior a quarenta
horas semanais, em escolas e níveis de atuação diferentes, com trocas frequentes
de professoras, o que gera descontinuidade na proposta pedagógica. As professoras
apresentam entendimentos diferenciados quanto ao seu trabalho, estão satisfeitas
com a gestão na escola, mas reivindicam maior integração entre turnos, para que
ocorra um trabalho coletivo efetivo. Conclui-se que se a equipe gestora valoriza e
promove condições para que o trabalho das professoras se realize é possível
ressignificar a gestão na escola de Educação Infantil.
Collections
- Gestão Educacional [292]