A valorização da participação familiar ouvinte na gestão escolar: a inserção do surdo
Abstract
A escola para surdos tem sua construção histórica marcada por controvérsias e
ambigüidades, sendo a educação de surdos hoje, um tema com repercussão na mídia
mundial. A instituição escolar surda ganha destaque na medida em que propõe padrões
de ensino diferenciados e voltados à compreensão do chamado “mundo surdo”. Assim
sua construção e gestão se diferem da escola ouvinte em diferentes e diversos
aspectos. (DORZIAT, 2009). Dessa forma, a avaliação sobre de que forma conceitos
como identidade surda e a construção do conhecimento do, para e sobre o surdo
construídos dentro e fora do ambiente escolar e quais os modos a Gestão Escolar
propõe a ampliação estes conceitos se faz necessária na medida em que a
predominância mundial é ouvinte, assim muitos mitos e pré-conceitos são, não
raramente, utilizados ao se fazer uma leitura sobre a representatividade e a importância
da escola surda. Na pesquisa buscou-se analisar os processos que permeiam a
construção da identidade surda, a gestão escolar surda e as formas de participação da
comunidade escolar ouvinte neste tipo de escola. Nesse sentido, para melhor
compreender de que forma se dão estas análises a pesquisa investigou como os pais e
responsáveis estão sendo inseridos na gestão escolar surda, que maneiras a escola
surda tem encontrado para proporcionar uma maior participação desta parcela da
comunidade escolar no cotidiano da instituição. Assim, a análise aconteceu entrevistas
semi-estruturadas com gestores, pais e responsáveis, partindo sob o enfoque pósestruturalista
em educação, por entender que esta vertente permite uma melhor
compreensão não apenas dos princípios e fins das pesquisas, mas dos meios e
significados nelas contidos. (TURCHIELLO, 2009). O trabalho foi desenvolvido em uma
escola para surdos localizada na cidade de Santa Maria, que atende surdos também da
região, durante o turno em que os sujeitos apresentarem disponibilidade para
participação do referido trabalho. Pode-se dizer que a escola tem apresentado esforços
para que os pais e responsáveis busquem estar inseridos no cotidiano escolar,
conheçam o surdo, procurem seus direitos legais e compreendam as questões da
diferença surda, mas algumas das soluções encontradas ainda parecem ser paliativas e
fora das realidades familiares vivenciadas pelos alunos por ela atendidos. De igual
maneira, os pais e responsáveis tem buscado conhecer e participar da comunidade
escolar como um todo, mas ainda de forma minimizada e, algumas vezes, inconsciente
da importância de seus feitos e atitudes para com a escola e o alunado por ela atendido.
Sendo assim, os caminhos a serem trilhados pela escola e pela gestão escolar ainda
podem ser colocados como sendo longos e trabalhosos, mas os primeiros passos já
foram dados em busca da efetividade do ensino democrático na educação de surdos.
Collections
- Gestão Educacional [294]
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