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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorSilva, Maria Aparecida Gomes da
dc.date.accessioned2019-09-24T15:53:08Z
dc.date.available2019-09-24T15:53:08Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18409
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleDéficit cognitivo e práticas pedagógicas na alfabetizaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Ji-Paraná, RO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoDesde os primórdios da História sempre existiram indivíduos com Déficit Cognitivo, os quais necessitavam de atendimento educacional especializado, no entanto por não haver, até meados do século XX, estudos aprofundados nessa área durante muito tempo o portador de tal Transtorno de Aprendizagem foi vítima de preconceitos e abandono social. Só a partir da década de 1980, estudos no campo da psicologia da educação possibilitaram o enfoque em uma nova visão dos processos que culminam na aprendizagem centrando-os na estrutura cognitiva do aprendiz. Sob esse viés surgiu como alternativa a educação especial e inclusiva de modo que esta supra as necessidades particulares apresentadas por alguns discentes incluindo-os no sistema regular de ensino através de práticas pedagógicas adequadas as possibilidades e limitações cognitivas de cada indivíduo. Tal pesquisa, desenvolvida através do método indutivo, surgiu então como necessidade de investigar e caracterizar as políticas sociais e as práticas pedagógicas nas classes de alfabetização voltadas às crianças que apresentam Transtorno de Aprendizagem ligado ao Déficit Cognitivo bem como a evolução destas ao longo da História. Com esse trabalho pretende-se envolver discussões relacionadas aos subtópicos que seguem: 2.1- O que é Déficit Cognitivo? 2.2- Histórico da inclusão de crianças com Déficit Cognitivo no sistema regular de ensino 2.3- Déficits Cognitivos e desempenho escolar 2.4- O papel da família e da sociedade em face das crianças portadoras de Déficit Cognitivo 2.6- Práticas pedagógicas e educação inclusivapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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