Teoria de vygotsky: comtemplando as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo
Abstract
Este trabalho parte da problemática “como a teoria sócio-histórica de Vygotsky pode
contribuir para atender as especificidades pedagógicas do aluno com déficit
cognitivo, na perspectiva da educação inclusiva?” Buscando responder ao
questionamento suscitado, realizei uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo
central “elucidar as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotsky às
práticas educacionais inclusivas, a fim de fortalecer a compreensão do processo de
ensino aprendizagem do aluno com déficit cognitivo”. Na discussão e análise teórica
fica evidenciado que Vygotsky enfatiza a importância da aprendizagem mediada que
ocorre em situações de interações, como garantia da qualidade das experiências
sociais e culturais do aluno, sendo de fundamental para compensar as limitações
funcionais que os alunos com déficit cognitivo enfrentam, já que encontram
limitações orgânicas ou biológicas de desenvolvimento. Assim sendo, as
considerações finais encaminham para o entendimento de que é necessário
significar as práticas pedagógicas como instrumento importante no processo de
educação inclusiva do aluno com déficit cognitivo, através de uma abordagem
compensatória que leve em conta não só a gravidade da dificuldade, mas também a
eficiência das estratégias utilizada para superar o problema.
Collections
The following license files are associated with this item: